Anuncie aqui!

Chevrolet Spark Sport 2013 1.4 Econoflex 97 cv - Work In Progress

03/08/2019

Paulo Lustosa
Bom dia, eis eu aqui com uma curiosidade que sempre tive, que era o Spark em versão nacional. Como parte da curiosidade, tive que traçar certos caminhos tomando como base a GMB na época em sua estrutura de versões, equipamentos, plataformas e motores, e estudando isso, percebi que a nacionalização do Spark seria bastante fácil no Brasil por este utilizar plataforma Gamma II, a mesma do Cobalt, Spin, Sonic, Sonic Sedan, Onix e Prisma 2 gen. Disto isto, estruturei o carro em quatro versões distintas, que é a LS, LT, LTZ e Sport (que numa possível reestilização pode passar a se chamar Effect), e duas opções de motores, que são os conhecidos 1.0 VHCE  de 77/78 cv a 6400 rpm e 9,7 kgfm a 5200 rpm, e o 1.4 EconoFlex de 95/97cv a 6000 rpm e 13,7 kgfm a 3000 rpm, sendo essas mecânicas doadas pelo finado Celta, o qual ele teria missão de substituir no mercado de entrada. Feito isso, estruturei as versões no seguinte esquema:

Equipamentos de série Spark LS:

Ar condicionado analógico
Vidros manuais
Desembaçador traseiro com limpador e lavador do vidro traseiro
Espelhos retrovisores com acionamento interno manual
Travas elétricas
Alarme
Chave canivete com telecomando
Preparação para rádio
Motor 1.0 VHCE de 77/78 cv
Airbag frontal do motorista
Airbag frontal do passageiro
Encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros
Sistema ISOFIX e Top Tether
Freios ABS com BAS e EBD
Direção hidráulica
Motor com coletor de escape de aço nodular
Rodas com calota aro 14 com pneus 185/70 R14

Opcionais Spark LS:

Transmissão automatizada Easytronic de cinco velocidades (aqui mirando o Fiat Mobi GSR, VW Up I-Motion e Renault Kwid Easy-R)

Equipamentos de série Spark LT:

Ar condicionado analógico
Direção hidráulica
Vidros elétricos para as portas dianteiras
Travas elétricas
Retrovisores com ajuste interno manuak
Alarme
Chave Canivete com telecomando
Sistema de som com CD Player, MP3, WMA, AAC, Bluetooth e entrada USB
Motor 1.0 VHCE de 77/78 cv
Airbag frontal do motorista
Airbag frontal do passageiro
Encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros
Banco traseiro bipartido
Sistema ISOFIX com Top Tether
Freios ABS com BAS e EBD
Motor com coletor de escape de aço nodular
Rodas com calota aro 14 com pneus 185/70 R14 (quando equipado com motor 1.0L)
Rodas com calota aro 15 com pneus 185/65 R15 (quando equipado com motor 1.4L)

Opcionais Spark LT:

Motor 1.4 Econoflex de 95/97 cv
Transmissão automatizada Easytronic de cinco velocidades (quando equipado com o motor 1.0L)
Transmissão automática de seis velocidades com active select (quando equipado com motor 1.4L)

Equipamentos de série Spark LTZ:

Ar condicionado automático digital
Direção hidráulica
Vidros elétricos nas quatro portas
Retrovisores elétricos
Travas elétricas
Alarme
Chave canivete com telecomando
Motor 1.4 EconoFlex de 95/97 cv
Airbag frontal do motorista
Airbag frontal do passageiro
Encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros
Sistema de som com CD Player, MP3, WMA, AAC, Bluetooth e USB
Volante com revestimento em couro e comandos de som
Banco traseiro bipartido
Sistema ISOFIX com Top Tether
Freios ABS com BAS e EBD
Bancos revestidos parcialmente em couro
Acabamento black piano no console central
Motor com coletor de escapamento em aço nodular
Rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15

Opcionais Spark LTZ:

Transmissão automática de cinco velocidades com active select

Equipamentos de série Spark Sport

Ar condicionado automático digital
Direção hidráulica
Vidros elétricos nas quatro portas
Retrovisores elétricos com função tilt-down
Travas elétricas
Alarme
Chave canivete com telecomando
Motor 1.4 Econoflex de 95/97 cv
Airbag frontal do motorista
Airbag frontal do passageiro
Airbags de cortina
Encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros
Sistema de som com CD Player, MP3, WMA, AAC, Bluetooth e USB
Volante com revestimento em couro e comandos de som
Bancos revestidos em couro
Banco traseiro bipartido
Acabamento interno da cor do carro no painel e nos forros internos das portas dianteiras
Sistema de som Pioneer com seis alto-falantes
Acabamento em fibra de carbono no console central
Motor com coletor de escapamento em aço nodular
Rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/65 R15 oriundas do Prisma LTZ
Parachoque dianteiro, saias laterais e parachoque traseiro com efeito aerodinâmico
Aerofólio no porta-malas
Ponteira de escapamento cromada

Visto isto, está sendo visto o Spark topo de linha, o Sport, porém sem o câmbio automático.









Visto isso, serão feitos os Spark restantes da linha, como o LTZ, LT e LS.

Créditos ao final do projeto

0 comentários: